segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CRESCE O NUMERO DE EVANGÉLICOS NA BAHIA

BAHIA DE UM SANTO SÓ: JESUS



O perfil religioso da capital baiana vem se transformando nas últimas décadas. Até a própria paisagem urbana de Salvador, conhecida pelo sincretismo, vem sendo alterada de acordo com a mudança de fé dos soteropolitanos. Numa terra onde igrejas católicas e terreiros fazem parte da história, com influência dos portugueses e africanos, podem ser observadas, nos dias de hoje, construções de catedrais evangélicas imponentes.

 Estas afirmações se apóiam em estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam o crescimento do número de evangélicos, com a migração de católicos para as religiões chamadas neopentecostais.
Baseando-se nos censos demográficos das três últimas décadas (1970 a 2000, última contagem oficial realizada a cada dez anos), o número de evangélicos quadruplicou. Enquanto isso, o número de católicos reduziu em 32,6%. Nesse mesmo período, também houve uma diminuição dos praticantes de crenças africanas, tendo o levantamento apontado o número de 11.959 adeptos, o que representa 0,48% da população da capital.

Também com fundamento nos últimos censos, o número dos evangélicos, de acordo com pesquisadores, tende a crescer ainda mais nos próximos dois anos. Uma análise feita pelo o engenheiro civil e professor de matemática, Rubens Soares de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas, mostra que o censo de 2010 poderá apontar quase 600 mil evangélicos em Salvador.



Fonte: Folha Universal Online
folha.arcauniversal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário