segunda-feira, 16 de julho de 2012

DICAS PARA GRUPOS DE LOUVOR


Todos nós músicos devemos ter em mente que antes de agradar às pessoas que escutam as ministrações, devemos agradar a Deus com o nosso louvor, mas nunca devemos esquecer que é bíblico aperfeiçoarmos nosso talento para melhor servimos à Deus. A parte técnica não deve ser desprezada, porque como ministros, temos o papel de sermos facilitadores da adoração, trazendo as pessoas do átrio até a presença de Deus, e nossa desorganização pode trazer o efeito inverso. Uma música bem ministrada é fruto de muita dedicação. Não existe a palavra preguiça no vocabulário de quem quer fazer as coisas de excelência para Deus.
Numa igreja encontramos pessoas com diversos níveis de experiência na música: pessoas que nunca notaram erros, pessoas que não são profissionais mas que facilmente notaram quando o grupo de louvor se atrapalha e pessoas mais entendidas que imaginaram que o grupo erra por não ter zelo nem organização ao preparar as músicas.
A música é algo muito presente no meio do povo de Deus. Ela está diretamente envolvida com a identidade da igreja local. Uma igreja pode ser admirada por ter uma adoração coesa e organizada, ou pode ser classificada como uma igreja que não busca a excelência ao ministrar louvores ao altíssimo.
Portanto pesa sobre cada ministro a responsabilidade de estudar para melhor aperfeiçoar seus talentos, porque é preciso levar o maior número de pessoas possíveis a se quebrantar à Deus. Quando algumas pessoas percebem desorganização, fecham para o que é ministrado, assim ao invés de facilitador, transformamos em dificutadores da adoração.
Segue algumas dicas para melhor desempenho das ministrações e para que esses erros sejam evitados.

ENSAIOS PRECISAM SER BEM APROVEITADOS
Como grupo de louvor lidamos com a falta de tempo. Um grupo profissional geralmente leva horas passando uma única música. Na maioria dos grupos de louvor de igrejas locais não há essa possibilidade de dispor de tanto tempo. A solução para esse problema é estudar em casa e levar para o ensaio todas as músicas já prontas.
COMO ESTUDAR AS MÚSICAS?
Ao estudar as músicas deve-se observar toda a estrutura (estrofes, refrão, pontes) e como é executada a ordem de cada uma. Deve-se estudar o instrumental percebendo em que parte da introdução dar-se início a música, bem como os arranjos que liga cada parte da música. EX: estofe ao refrão, refrão à segunda estrofe, segunda estrofe ao refrão...
Por ser curto o período de ensaio todas as músicas devem ser estudadas previamente, dando mais atenção para aquelas em que tenha maior dificuldade.
TIRAR TODAS AS DÚVIDAS NO ENSAIO
Não se deve levar dúvidas para as apresentações. No ensaio deve ser definido todas as diretrizes de cada música: o tom, as passagens de cada parte da música, o numero de repetições. É importante que se tenha em cada ensaio as letras das músicas a que vão ser cantadas, minimizando erros na letra e para que se assimile melhor a estrutura de cada uma. O ensaio é o retrato da apresentação. Se o ensaio for ruim, então existirá uma grande possibilidade da ministração dar errado também. A responsabilidade de aprender a execusão de cada música é de todos os músicos: backings, ministros e instrumentistas. Todos devem estar seguros em cada música.
EXECUTANDO AS MÚSICAS
Na execução das músicas existem alguns erros que devem ser evitados:
Não observar a duração da ministração: As músicas devem ser executadas observando o horário previsto para não atrapalhar o culto. 
Não pregar entre uma música e outra: Esse é um dos piores erros que um ministro pode cometer!  Pregar entre as músicas torna o período de louvor longo e cansativo. E ainda pode interferir em toda e estrutura do culto. O ideal é que seja feita uma pequena introdução entre uma música e outra. Escolha apenas uma música para que seja feita uma ministração maior.
Respeite a estrutura da cada música: Nunca pare uma música pela metade para falar algo a igreja. Lembre-se que cada a estrutura de cada música é definida no ensaio e se ela não for respeitada dificultará a execusão de todos os outros músicos. Quando for falar diga antes ou depois de cantar.
Os ministros não devem ocultar a voz: Se o ministro errar todo o resto do grupo errará também. O ministro deve colocar com segurança a voz durante toda a música principalmente no início de cada uma das partes (estrofe, refrão, ponte). O ministro precisa ser ouvido por todo o grupo porque é ele quem é o condutor da canção cantada. Geralmente o microfone dos backing é mais baixo, então se um backing cantar certo e o ministro não acompanhar a igreja poderá não acompanhar também
Não fazer “merlizes” (voltinhas): As merlizes atrapalha a unidade vocal do grupo. Todos devem cantar a mesma coisa, em uníssono (um só som). Quando se canta em grupo não há lugar para improvisos. As merlizes pode fazer empobrecer a qualidade musical das canções. Essa é uma área que de deve dar um pouco mais de atenção porque as elas costumam “viciar” quem faz uso delas. É preciso cantar se ouvindo com atenção.
Cantar em uníssono no início e finalização das frases: Se cada pessoa fazer o que der na cabeça quando se canta não teremos qualidade na música, As frases precisam ser iniciadas e finalizas por todos os vocais uniformemente.
Observar o ritmo das canções: Existem músicas que não devem ser estendidas nas finalizações das frases pois prejudicará o ritmo e andamento. Cada música deve ser ouvida e sentida, para que se defina se é mais “cavalgada” ou mais alongada nas terminações.
Comunicar bem a canção: Quem ministra também comunica a música as pessoas. Observe sempre o tom de voz ao falar com a igreja. Evite sermões e broncas se a igreja não estiver respondendo com entusiasmo. Convide-a com paciência e amor a expressar a adoração a Deus.
Não deixe de adorar a Deus: Não se esqueça que os músicos também adoram à Deus! Não esqueça que você também precisa render graças a Deus. A preocupação com o andamento do período do louvor não deve te fazer esquecer que você também está ali para sentir a presença de Deus. Expresse, levante as mãos, dance, pule, bate palmas! Não diga para a igreja fazer alguma dessas coisas se você mesmo não faz. 
Cuidado com a expressão facial e corporal: Não cante com sembrante triste porque o coração alegre aformoseia o rosto. Controle o nervosismo, a timidez a preocupação. Você pode contar com o Espírito Santo para isso.
Estar pronto para improvisar se preciso: Caso haja erro na excussão da música jamais deixe as pessoas perceberem. Jamais peça para parar a música no meio e peça para começar de novo, pois isso demonstra desorganização. As vezes pode ocorrer necessidade de não cantar a música por completo, nesse momento é preciso ter boa perpepção.
Todos os músicos devem estar bem atentos: Deve haver comunicação entre o grupo, seja por meio de gestos ou palavras durante a música. Em um grupo bem conectado um em um único olhar já se entende o que se quer dizer É necessário que todos estejam atentos uns aos outros. Que adianta falar não ser ouvido? Ex: o ministro indicar para voltar o início e o backing voltar para o refrão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário