sexta-feira, 25 de maio de 2012

GUARDA O TEU CORAÇÃO


“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
Provérbios 4:23 – NVI

Ninguém tem dúvida de que o texto de Provérbios 4:23 não esta recomendando visitar regularmente nosso cardiologista, apesar que o cuidado com a própria saúde é necessário e bíblico. Coração na aplicação desse texto se refere à uma das partes que compõem nossa alma: as emoções.
Na primeira parte o autor de provérbios usa a expressão “acima de tudo”, o que nos leva a entender que o que diz essa frase é prioritário diante de tudo aquilo que é dito no contexto o texto de Proverbios 4:23. O capítulo é composto de uma série de conselhos que Salomão passa para o seu filho. Salomão passa idéia que é preciso guardar o coração, uma vez assim sendo feito é possível seguir os demais conselhos dados no decorrer do texto.
Na segunda parte do texto aprendemos que toda a nossa vida vai depende das decisões do nosso coração (emoções). Muitos pensam que o processo de cura emocional acontece instantaneamente quando se levanta a mão aceitando Jesus na igreja. É possível ser cristão por longo tempo é não ter as emoções em ordem, pois Espírito Santo de Deus nos santifica à medida que nos abrimos a ação dele.
É preciso analisarmos nosso coração diariamente e colocar nossas emoções em ordem seguido os princípios da Palavra de Deus. Segue uma lista de situações que fazem parte de nosso mundo emocional e que pode nos mostrar nosso nível de saúde da alma:
1 – Na maioria das vezes como se encontra minhas emoções? Fico na maioria das vezes com peso de angústia?
2 – Eu invisto meu tempo e emoções em pessoas que não vale a pena cultivar relacionamento e prejudica minhas emoções?
3 – Eu consigo dizer não as pessoas quando se precisa sem ter medo de me sentir rejeitado?
4 – Estou cuidando das minhas emoções assim como cuido da higiene do meu próprio copo ou me exponho a situações que ferem minha alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário